Cambará do Sul-RS

CAMBARÁ DO SUL

Autor: Iran Carlos Stalliviere Corrêa-IG/UFRGS


Vista de Cambará do Sul



História

Cambará do Sul nasceu em 17 de abril de 1864, a partir da doação de 200 hectares de terra à igreja, feita por Dona Úrsula Maria da Conceição, em pagamento a uma promessa feita ao padroeiro São José. Até 1963, a área pertencia a cidade vizinha de São Francisco de Paula.

A palavra Cambará é de origem tupi-guarani e significa "folha de casca rugosa". É o nome de uma árvore típica da região. Na praça central de Cambará do Sul é possível conhecer a árvore. Suas folhas verde-claro são conhecidas pelo poder medicinal. São ótimas no combate a gripes e tosses fortes. Cambará do Sul é conhecida também como a "terra dos cânions" e "capital do mel". A pequena Cambará do Sul é campeã no ranking de baixas temperaturas, sendo que o seu inverno está sempre entre os lugares mais frios do Brasil.


Cânion Fortaleza



Cânion Itaimbezinho



Localiza-se a 190 km de Porto Alegre, a uma altitude de 1.031 m, sendo coordenadas são: latitude 29º02'52" sul e longitude 50º08'41" oeste. O município possui uma área de 1.213 km² e foi instalado no ano de 1963 a partir de desmembramento do Município de São Francisco de Paula.

Em Cambará do Sul estão as sedes do Parque Nacional de

Aparados da Serra e do Parque Nacional da Serra Geral, onde estão localizados, dentre vários outros, os conhecidos cânions do Itaimbezinho, Fortaleza, Churriado e Malacara.